quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Saúde, nosso bem mais precioso

Amigas e amigos,
Hoje vamos falar sobre o maior bem que podemos possuir: a saúde.


Dependemos dela para que possamos ter qualidade de vida, trabalho, e alcançarmos todos os demais objetivos. Encontrar-se debilitado, sem tratamento adequado, sem acesso a profissionais qualificados, exames aprimorados e sem prevenção, nos torna muito vulneráveis.
É direito do cidadão ter acesso à saúde pública de qualidade, porém, o Brasil, há muitos anos vive problemas gravíssimos e têm sua saúde pública praticamente em uma UTI.
Guaporé está longe desta realidade. Aqui, não falta atendimento, não há filas desumanas, nem falta de leitos ou profissionais. Porém, isso não significa que possuímos uma saúde pública perfeita.
Precisamos conquistar muito mais. Sempre fui um grande batalhador pela saúde. Em minhas gestões como prefeito, tratei o setor com a seriedade e prioridade que merece. O posto de saúde central foi transformado na minha administração, ganhando nova casa, a sede atual, que posteriormente foi ampliada. Sempre tivemos a preocupação de oferecer estrutura física, e pessoas, qualificadas para atender a população, que encontra-se fragilizada quando vai em busca destes serviços, por isso necessita, ainda mais, de um tratamento humanizado.
Lembro, de ter promovido, talvez, o maior debate sobre saúde, quando mudamos a administração do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, então sob responsabilidade da Prefeitura, para ser administrado pela comunidade. Hoje, a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro conta com uma diretoria composta por pessoas que preocupam-se com Guaporé e trabalham por uma saúde com cada vez mais qualidade.
Como candidato a vereador, preocupei-me em escutar essas pessoas, que trabalham diretamente na área, ouvindo suas reais necessidades, a fim de elaborar propostas que façam a diferença.
Em reunião com os administradores do hospital, conversamos sobre alguns pontos que podem ser aprimorados, entre eles:
-  Maior integração entre o Hospital Manoel Francisco Guerreiro e as demais unidades de saúde, harmonizando o atendimento, e definindo as responsabilidades de cada um. (Hospital como agente resolutivo e postos de saúde como agentes preventivos).
- Busca de verbas para a melhoria do parque tecnológico do Hospital, com modernos equipamentos, possibilitando oferecer novos serviços
- Melhoria constante na infraestrutura, no prédio, do hospital
- Buscar meios de aumentar o repasse de verbas do Município para o Hospital
- Trabalhar em conjunto, oferecendo ao hospital apoio e parceria na solução de problemas e na busca de maiores investimentos
- Realizar campanhas educativas orientando a população a utilizar corretamente os serviços de saúde pública: postos de saúde para consultas e plantão do hospital para urgências e emergências, agilizando o sistema e promovendo atendimento de excelência em ambas as funções
Também conversando com profissionais da área, ou seja, médicos, identifiquei mais alguns pontos importantes, onde podemos avançar:
- Recuperar a gratuidade completa da saúde pública
- Viabilizar atendimento 24h no Posto Central
- Firmar parcerias ou consórcios com outros municípios para atendimentos especializados
- Integrar Assistência Social, Educação, Saúde, promovendo uma nova forma de se fazer saúde em Guaporé, apostando principalmente na prevenção
- Maior harmonia e integração entre Secretaria da Saúde e Hospital
-Criação de políticas eficientes e inovadoras na área da saúde
-Qualificar os serviços de urgência e emergência unificando a atuação da secretaria e do hospital
- Organizar e integrar os atendimentos primário, secundário e terciário, priorizando recursos para diagnósticos e terapêuticos em nosso município
- Na área da saúde mental, criar uma unidade de internação psiquiátrica
Estes são apenas alguns dos pontos levantados por profissionais comprometidos com a saúde.
Ouvir a população, acompanhar de perto a forma de atendimento, trabalhar incansavelmente pela busca de recursos estaduais e federais em investimentos na área, ser um batalhador da saúde pública são minhas metas.
Conto com você para que alcancemos cada vez mais serviços e cada vez mais qualidade no atendimento.

O direito à saúde é seu, mas a luta é de todos nós! Sabedor das limitações e das dificuldades encontradas, sinto-me desafiado a colaborar ainda mais neste setor. Conto com teu apoio.
Sou Fernando Postal, um candidato a vereador comprometido com a saúde de Guaporé.
Dia 7 de outubro, vote 15126.
Para prefeito, Valdir Fabris e Homero Marcolina- vote 12!

Nenhum comentário:

Postar um comentário